O que significam as inscrições nas paredes dos pneus?

26/03/2019

Nas laterais de cada pneu existem inscrições. Elas não são apenas relacionadas à marca e ao modelo dos pneus, mas também oferecem informações importantíssimas. Confira

Sempre que se compra um carro novo (zero kilômetro), eles vêm com os pneus especificados pela fábrica. São, geralmente, pneus de marcas conhecidas, do tamanho adequado para as rodas nas quais vêm instalados e para as caixas de roda. Todavia, quando seus pneus se desgastaram e uma troca for necessária, será necessário observar as inscrições na lateral do produto – elas são uma espécie de código e contém muita informação.

Sobre a importância dos pneus

Primeiramente é necessário notar que as medidas corretas para os pneus de cada carro constam no manual do proprietário. Se essas medidas de largura e diâmetro forem alteradas, o controle do carro será afetado e as medições de velocidade não serão aferidas corretamente (pendendo para mais ou para menos).

Isto posto, também é importante ressaltar a importância dos pneus como itens de segurança. Eles suportam todo o peso do carro e absorvem todo o abuso que as estradas jogam sobre o veículo. Pneus de fabricantes reconhecidos são fabricados com tecnologias que os tornam mais seguros e com melhor desempenho – tanto em consumo quanto em aderência.

Os pneus fabricados à partir de abril de 2018 trazem consigo uma etiqueta de eficiência energética (como a de alguns eletrodomésticos) que os classifica pelos parâmetros de resistência ao rolamento, aderência ao terreno molhado e nível de ruído. As classificações vão de A (melhor) a G (pior). Em outros países esta etiqueta ainda traz um índice de desgaste pela escala Treadwear, nível de tração e temperatura de operação. É possível encontrar este índice na lateral de alguns pneus, como mostraremos a seguir.

As inscrições nas laterais de cada pneu

Indo direto ao ponto, a primeira letra na inscrição do pneu se refere ao tipo de veículo para o qual ele é indicado.

  • P (Passenger Car / carro de passeio)
  • LT (Light Truck / picape leve)
  • ST (Special Trailer / trailers especiais)
  • T (Temporary / estepes temporários)

 

Já os números funcionam da seguinte forma. O primeiro número é a largura do pneu em milímetros. O segundo é a série, ou a relação (em porcentagem) entre a largura do pneu e altura da parede. O “R” significa radial (pneus com tramas de arame com a finalidade de conferir rigidez e resistência à deformação ao produto). O valor a seguir é o diâmetro exterior da roda em polegadas. O número seguinte é o índice de carga, que varia de acordo com o veículo e representa o peso que o pneu suporta carregar. A última letra é o índice de velocidade, ou seja, a velocidade que o pneu permite que o veículo atinja com segurança. Confira as tabelas para entender o que cada letra ou número significa!

Índice de carga

Fonte: kbb.com.br/

Índice de velocidade

Fonte: kbb.com.br/

Tendo essas inscrições em mente, você poderá fazer uma compra melhor para seu veículo, rodando mais conforto e segurança!

 

Referências: